Small Caps - O que são e como ganhar dinheiro com elas

Comentários · 1581 Visualizações

Você já ouviu falar em Small Caps? A sigla que tem origem no inglês é utilizada no mercado de ações para fazer referência às menores empresas em volume de negociação e em valor de mercado na bolsa de valores. em geral considera-se como Small Caps, as empresas com valor de mercado abaixo de R$ 2 bilhões.

Vale a pena investir nas Small Caps?

Será que vale a pena investir nas Small Caps? Vamos descobrir?

 

Justamente por se tratar de empresas de pequeno porte, alguns investidores por simples receio ou desconhecimento acabam não investindo nessas empresas. No entanto, tamanho não é documento e as Small Caps podem gerar bons lucros e resultados.

 

É preciso considerar, que boa parte das Small Caps são empresas novas e que em virtude disso, ainda não possuem um valor de mercado elevado. Logo, são justamente estas empresas que contam com um potencial de expansão maior, o que caso se confirme, certamente gera excelentes lucros ao investidor.

 

Por outro lado, é preciso reconhecer que por serem empresas de menor porte e muitas vezes desconhecidas pela maior parte dos investidores, as Small Caps costumam possuir menor liquidez, ou seja, menor volume de negociação e consequentemente menor facilidade para revenda das suas ações, quando comparadas com empresas maiores listadas na Bolsa de Valores.

 

O investimento em Small Caps pode ser visto como uma oportunidade de ganhos em larga escala como também um investimento de alto risco.

 

No geral, estas ações são adquiridas por investidores arrojados como uma estratégia de diversificação de suas carteiras de investimentos.

 

O objetivo destes investidores está em obter altos ganhos, mesmo que para isso precisem submeter parte da sua carteira a empresas que ofereçam maior grau de risco.

 

Sendo mais objetivo, podemos concluir, que sim, vale a pena investir em Small Caps. No entanto, assim como em qualquer outro tipo de ação , é preciso realizar análises detalhadas em busca das melhores opções para aplicar o seu dinheiro.

Como ganhar dinheiro com Small Caps?

 

Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com Small Caps, vamos lhe ajudar! Veja algumas dicas que separamos para que você possa aplicar muito bem o seu dinheiro nas Small Caps.

 

Diversifique a sua carteira: Ter uma carteira diversificada é uma regra geral que deve ser seguida por qualquer investidor, sendo também aplicável as Small Caps.

 

Sendo assim, se você pretende apostar nas pequenas empresas da Bolsa de Valores e ganhar um bom dinheiro com a sua valorização, invista com consciência, diversifique sua carteira e jamais aposte tudo o que tem apenas nas Small Caps.

 

Conheça o índice SMLL11: Para aqueles que estão iniciando os seus investimentos em Small Caps uma aposta no SMLL11 pode ser interessante e certamente mais seguro.

 

A variação do índice SMLL tem sua base nos resultados e na variação de mercado das empresas que possuem menor representação na Bolsa de Valores.

 

A grande vantagem para o investidor que aposta em um índice deste tipo está relacionado aos menores riscos, tendo em vista que a carteira de um índice é composta por ações de diversas empresas e não apenas uma, o que diminui consideravelmente o risco de perdas.

 

Cuidado com a liquidez das Small Caps: Como falamos anteriormente, essas empresas possuem menor volume de negociação, logo este também é um fator a ser levado em consideração. Afinal, não adianta a ação se valorizar e você não ter para quem vendê-la.

 

Antes de investir conheça muito bem a empresa: No mercado de ações, conhecimento é fundamental, por isso, antes de tomar qualquer decisão de investimento em Small Caps, estude detalhadamente a empresa e veja se ela realmente possui potencial de retorno e valorização.

 

Aposte em ações mal precificadas: Uma boa forma de se ganhar dinheiro com Small Caps, consiste na identificação de ações que estão mal precificadas, que são aquelas que você acredita com base nas suas análises que deveriam valer mais.

 

Caso, sua análise seja realmente assertiva, você poderá obter bons lucros com uma futura valorização.

Vantagens e desvantagens das Small Caps

 

Vai investir em Small Caps? Então, antes não deixe de conhecer as principais vantagens e desvantagens sobre esse tipo de ativo!

 

Para ajudar você a entender melhor as Small Caps, separamos suas principais vantagens e desvantagens, confira!

Desvantagens das Small Caps

Veja quais são as principais desvantagens das Small Caps:

 

Baixa Liquidez: Como possuem menor visibilidade de mercado, as ações Small Caps costumam contar com uma liquidez muito baixa, isso prejudica o investidor no momento da venda, que por muitas vezes acaba negociando suas ações por um valor menor do que o esperado.

 

Má Precificação: Tratando-se de empresas de menor porte, fica mais difícil manter uma boa previsibilidade de seus resultados para o próximo ano, o que pode ser uma verdadeira armadilha, nos casos de queda do faturamento.

 

Pouca Cobertura dos Analistas: As ações dos tipo Small Caps não são as mais visadas do mercado. Sendo assim, é natural que existam menos informações ao seu respeito, além do menor interesse dos analistas em estudá-las.

Vantagens das Small Caps

Agora, confira as principais vantagens das Small Caps:

 

Alto Potencial de Crescimento: Esta talvez seja a grande vantagem que leva alguns investidores a apostar em Small Caps. Devido ao seu tamanho, estas empresas possuem potencial para crescer de forma rápida, consolidando-se no mercado. Caso isso aconteça, a sua valorização pode ser gigantesca gerando excelentes lucros.

 

Alvo de Aquisições: As Small Caps estão suscetíveis a passar por aquisições ou unificações relacionadas a empresas de grande porte. Quando uma empresa maior adquire uma Small Caps, seus papéis tendem a sofrer forte valorização.

 

Baixo Custo: Como ainda não possuem grande visibilidade na Bolsa de Valores e devido a sua menor liquidez, as Small Caps podem ser adquiridas com um valor unitário em geral menor do que as médias e grandes empresas.

 

Estamos chegando ao final deste artigo, mas antes queremos saber: Você investe ou pensa em investir nas Small Caps? Deixe o seu comentário

Comentários