Comprar e vender ações ou receber dividendos?

Comentários · 2796 Visualizações

Qual é a melhor estratégia de investimentos, comprar e vender ações (Swing Trade) ou apostar em ações que pagam dividendos periodicamente?

Se você está pensando em estratégias de investimento na renda variável e está em dúvida entre o Swing Trade e o recebimento periódico de dividendos, não deixe de acompanhar este artigo!

 

Aqui neste artigo, abordaremos as duas estratégias de investimentos para que você possa decidir qual a melhor opção de acordo com os seus objetivos!

O que é Swing Trade?

O Swing Trade, é uma estratégia onde o investidor adquire uma ação, com foco em obter algum resultado geralmente em poucos dias ou semanas.

 

A estratégia dos investidores que apostam no Swing Trade consiste em avaliar diariamente ações e acontecimentos do mercado financeiro e assim prever tendências de alta para um curto período de tempo.

 

Ao identificar uma possibilidade ou tendência de valorização em determinada ação, o investidor efetua a sua compra e aguarda pela sua valorização. Assim, que a ação se valoriza, o investidor a vende com lucros.

O que são dividendos?

Os dividendos são uma fatia do lucro das empresas que obrigatoriamente devem ser repartidas com seus investidores.

 

Ou seja, você recebe um retorno financeiro por ser sócio da empresa. Existem empresas que oferecem dividendos anualmente, outras semestralmente e algumas até mesmo mensalmente.

 

Vale destacar, que segundo a legislação brasileira, toda empresa deve distribuir aos seus acionistas através de dividendos ou na forma de juros sobre o capital próprio o mínimo de 25% dos seus lucros.

 

Para aqueles que optam por investir pensando no retorno dos dividendos, a melhor opção são empresas que costumam obter lucros altos periodicamente, como os grandes bancos e as empresas ligadas ao setor de energia e combustíveis.

Conclusão

Afinal, qual é a melhor opção? Comprar e vender ações ou optar pelo recebimento de dividendos?

 

Bom, podemos dizer que o Swing Trade e a opção pelo recebimento de dividendos são estratégias totalmente opostas entre si. Portanto, não podemos afirmar categoricamente qual é a melhor opção, tudo vai depender da estratégia e do conhecimento de mercado do investidor.

 

Para quem é indicado o Swing Trade: O Swing Trade é uma estratégia de investimentos recomendada para investidores com muito conhecimento do mercado e que estão dispostos a correr grandes riscos em troca de ganhos rápidos.

 

Para quem é indicado a opção por dividendos: Já a opção por dividendos é indicada para para aqueles investidores que pensam no longo prazo e que preferem não se expor tanto aos riscos do mercado de ações.

 

Em geral, investidores que buscam lucrar com dividendos adquirem ações de empresas sólidas, seguras e que possuem bom histórico como pagadora de dividendos.

 

Vale destacar também, que as operações do tipo Swing Trade são tributadas com alíquota de 15% a título de IR sobre os lucros obtidos, para negociações a partir de 20 mil mesais, enquanto que os dividendos são isentos de IR para o investidor.

 

Para você, qual é a melhor estratégia relacionada ao mercado de ações, investir no longo prazo e pensando em dividendos ou pensar no curto prazo e apostar no Swing Trade?

 

Deixe o seu comentário!

Comentários