Muitos artistas utilizam um aparelho conhecido como metronomo para aprender a tocar seguindo os tempos corretos de melodias. Se você nunca ouviu falar desse instrumento continue lendo que iremos lhe explicar tudo sobre este interessante objeto que pode auxiliar não apenas músicos mas pessoas no geral a acompanhar o tempo do que quer que seja. Continue lendo e descubra mais sobre este interessante aparato que nem todos ainda conhecem.

Uma das melhores maneiras de aprender temporização

Um metrônomo nada mais é do que um dispositivo que faz um clique dentro de um intervalo regular de tempo, assim fica fácil acompanhar o tempo de uma canção, por exemplo. É possível definir a velocidade desejada dos tiques com base em batidas por segundo. Metrônomos mecânicos, que existem há inúmeros séculos, possuem um pêndulo que oscila. Você também pode usar um metrônomo eletrônico ou até mesmo um aplicativo de metrônomo em seu celular, sem ter de adquirir ou pagar por um instrumento físico propriamente dito. Em 1815 o alemão Johann Maelzel patentou o instrumento como algo útil aos músicos, embora ele já estivesse sendo utilizado há mais tempo.

Usos do Metrônomo

Um metrônomo consegue ajudar seus usuários a manter um ritmo consistente para que o artista não acelere ou desacelere o ritmo. Ele fornece um clique constante marcando um intervalo musical, o que facilita a quem busca aprender a tocar ou a cantar. O intervalo dependerá das configurações:

Semínimas

Quando a maioria dos artistas utiliza um metrônomos, eles os definem de forma que um clique seja igual a uma semínima. Portanto, em 4/4 , que é a fórmula de compasso mais utilizada, cada clique do metrônomo equivale a uma semínima e quatro cliques a um compasso completo.

Colcheias

Outros ainda optam por fazer com que os cliques do metrônomo representem colcheias. Isso é bem comum quando as colcheias seguem a fórmula de compasso, como por exemplo as fórmulas de 6/8 ou 9/8.

Como ele pode ajusar quando o assunto é música

Um metrônomo pode ser usado de diferentes maneiras quando o assunto é música, porém as duas principais formas são como uma ferramenta prática que toca em um ritmo constante. Também é muito utilizado durante gravações em estúdios, para garantir que o desempenho seja bem preciso. Os metrônomos usados ​​para gravação são conhecidos como faixa de cliques, e desempenham papel fundamental nas gravações. Eles são extremamente populares na gravação de trilhas sonoras de filmes também, pois a música deve ser sincronizada com as telas individuais do filme, tornando  o trabalho dos editores muito mais simples e prático. Eles também são populares em gravações de músicas em que os artistas planejam fazer dubbing por cima. O processo de overdubbing se torna bem mais fácil quando há a utilização de um metrônomo, caso contrário pode se tornar um enorme desafio.

Metrônomos não são nada fora desse mundo

Não há necessidade de metrônomos modernos ou com recursos absurdos, pois sua função é bem simples: apenas bater em um tempo constante sempre. Se estiver usando um dispositivo digital, você pode fazer qualquer som gravado tocar em um ritmo constante, servindo assim como o seu próprio metrônomo personalizado. Muitos metrônomos digitais apresentam essa opção muito interessante logo de cara, agradando assim pessoas de todos os gostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui